O início dos trabalhos efetivos da Comissão Permanente de Atenção à Saúde dos Profissionais de Segurança Pública, Defesa Social e Justiça no Espirito Santo (Copas) ocorreu nesta quarta-feira, 9 de setembro, véspera da data em que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro).
A Copas foi instituída após portaria publicada em dezembro de 2019, pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), com intuito de integrar as áreas de saúde e assistência das instituições que atuam na Segurança Pública, Defesa Social e Justiça no Estado.
A comissão tem o objetivo de implementar projetos e ações que contribuam efetivamente para a promoção da saúde, em todos os níveis, como também a troca de informações e experiências entre os profissionais que atuam na área.
O coordenador da Copas, professor e doutor em psicologia, Pedro Luiz Ferro, explicou que o primeiro e importante passo para a comissão será realizar uma pesquisa diagnóstica nos 78 municípios do Estado, abarcando os mais de 17 mil profissionais de segurança pública que compõem as forças policiais, a fim de propor políticas de saúde voltadas a esse público específico.
Ferro destacou ainda, durante a solenidade, que o início efetivo do funcionamento da Copas é, para ele, a realização de um desejo antigo. “Tendo essa oportunidade de estar na Sesp e conhecer pessoas excelentes, estou realizando um sonho que começou em 1988. Essa comissão vai cuidar dos nossos policiais de forma robusta e efetiva. É um momento de emoção, não foi fácil, mas recebi o apoio de todos os superiores e colegas. Somos uma grande equipe. Isso é só o começo e a partir de hoje buscaremos estar presentes em cada instituição de segurança no Estado”, afirmou o coordenador.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, ressaltou ser um grande apoiador de qualquer ação que vá trazer benefícios aos servidores que atuam no setor que, segundo ele, está rompendo barreiras antigas, criando um mecanismo efetivo de auxílio à saúde mental de quem lida com o risco à vida no dia a dia.
“Se falássemos nisso há 30 anos era um grande tabu. Nossos superiores não entendiam e gosto de falar isso, porque as pessoas pensam que nascemos coronel. Nossas gerações viveram momentos difíceis, com instalações precárias, e quando íamos abordar nessa linha da saúde mental não existia esse espaço. Nunca houve essa atenção. Uma troca de tiros, uma morte em legítima defesa, ser hostilizado em determinados locais. Como fica a cabeça dos nossos policiais? Hoje vemos o quanto é importante o trabalho acadêmico. Nos trouxe informações que não tínhamos conhecimento por falta dessa abertura. Fico feliz de afirmar que é um dos projetos mais importantes da Sesp, pelo bem-estar dos nossos profissionais”, celebrou Ramalho.
“Quando estamos no nosso universo policial, o sofrimento ganha uma dimensão maior e traz aos nossos agentes de segurança o mal à saúde. E aí vem uma doença. Nada mais oportuno que o mês de setembro para inaugurar as atividades da Copas, um dia antes do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Quando me apresentaram o projeto eu acreditei e vi nele, e nos integrantes, o mesmo sentimento. Dedicação e fé. Só posso desejar sucesso e pedir que todos se lembrem que falar é a melhor solução”, pontuou o coronel Antônio Marcos de Souza Reis, atual diretor de ensino da Polícia Militar.
O Sindicato dos Policiais Federais do Espírito Santo (Sinpef-ES) integra a Copas e apoia os trabalhos da comissão.
Integrantes
SESP
Pedro Luiz Ferro (Presidente/Coordenador da COPAS)
Luciana Menezes
Rony Natale Pereira (Cap. PM)
PMES
Oscar Paterlini Mendes (Ten.Cel PM)
Karinne Furtado Zeferino Rodrigues (Cb. PM)
Lorena Sobrinha Erlacher (Sd. PM)
PCES
Therezina Abranches (Vice-Presidente/Coordenadora da COPAS)
Amanda dos Santos Olívio
Inês Ângela Loss
CBMES
Rosane Assunta Guzzo (Cap. BM)
Rodrigo Nascimento Ribeiro Alves (Ten.Cel.BM)
Karine Trarbach de Oliveria Breda
SEJUS
Ana Rafaela Moreira da Rocha
Fernanda Bárbara Bastos
Maria Betânia Silva Baul
Polícia Rodoviária Federal (PRF)
Eliete Zamprogno
Alexandre Lorenzo Brandão
Polícia Federal (PF)
Gegliola Campos da Silva
Ruth da Silva
Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV)
Pedro Paulo Picoli Gagno
Guarda Civil Municipal de Vila Velha (GCMVV)
Thiago Moreira Macedo
Membros convidados
Luciane Infantini da Rosa Almeida
Márcia Tirre Cortine Barretto
Poliana Trindade Linhares
Rudge Vigato da Silva