Domingo, 19 de Novembro de 2017

UM NOVO MODELO DE POLÍCIA PARA O BRASIL






A POLÍCIA FEDERAL
SOMOS NÓS!

28/03/2017

1º ENCONTRO NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PúBLICA

A CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) realiza em Brasília, de 28 a 30 de março, o 1º Encontro Nacional dos Profissionais de Segurança Pública. A Central reunirá especialistas estrangeiros, que apresentarão aos profissionais brasileiros suas experiências de sucesso no combate à violência e à criminalidade. Ao final do encontro, um documento com propostas para a segurança pública brasileira será elaborado e posteriormente enviado ao governo e ao Congresso Nacional.

 

O encontro terá a participação de profissionais de segurança de todo o País, das mais diversas áreas, como policiais federais, civis, militares, rodoviários, ferroviários, guardas municipais, agentes penitenciários e socioeducativos.

 

“De forma inovadora, a CSB traz para a discussão todos os profissionais que compõem o ciclo da segurança pública, que começa na prevenção, passa pela investigação, pela parte processual judicial e termina na execução penal.

 

Todos são muito importantes, queremos ouvir as suas propostas e debatê-las de forma aprofundada”, diz Flávio Werneck, vice-presidente da CSB e presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (SINDIPOL/DF).

 

O dirigente ressalta que o modelo de segurança pública existente hoje no Brasil está “falido”. Ele lembra que tanto o estágio inicial (que envolve o trabalho preventivo de segurança) quanto a última ponta (a execução penal) são ineficientes. Por isso, o objetivo do evento da CSB é o de oferecer sugestões que ajudem a aprimorar o setor.

 

Experiências internacionais

 

Para apresentar modelos exitosos de segurança empregados em outros países, participarão dos debates Jason Smith, adido de segurança regional da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, e Armando Ferreira, presidente do Sindicato Nacional da Polícia de Portugal.

 

De acordo com Werneck, os dois convidados apresentarão formatos distintos de segurança pública: o anglo-saxão, que, guardadas as especificidades de cada país, é empregado em locais como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Chile, Austrália e Nova Zelândia; e o modelo da Europa continental, utilizado por Portugal, Espanha e Alemanha, entre outras nações.

 

“A CSB, de forma propositiva, vai trazer esses profissionais com a expertise norte-americana e portuguesa. São dois países que têm acima de 65% de eficiência na segurança pública, enquanto o Brasil tem apenas 8%, em média. Vamos debater, visualizar e propor a aplicabilidade de um ou de outro modelo aqui no Brasil, ou talvez até mesmo de um modelo misto”, explicou o vice-presidente da CSB.

 

Participação do Ministério Público

 

Outra participação importante no encontro será a do Ministério Público, que será representado por José Robalinho Cavalcanti, procurador da República e presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República.

 

“Desde 1988 até hoje, a gente vê que a Procuradoria da República, os procuradores e promotores se sentem dissociados da segurança pública, como se fossem só responsáveis pela parte jurídica, de propositura de ações contra eventuais criminosos”, diz Flávio Werneck. “Isso não é o que ocorre em modelos de sucesso em outros países. Vamos trazer o Ministério Público para que ele possa se inserir e para que seja uma das figuras importantes neste debate sobre a segurança”, completa o dirigente.

 

SERVIÇO

 

1º Encontro Nacional dos Profissionais de Segurança Pública da CSB

 

Data: 28 a 30 de março

 

Local: Hotel Grand Bittar – Setor Hoteleiro Sul (SHS), Quadra 5, Bloco A – Brasília (DF)

 

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA: imprensa@csbbrasil.org.br

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

Dia 28/03

 

14:30 – Abertura Solene com a presença de parlamentares e autoridades.

 

Dia 29/03

 

9:00 – 1ª Mesa Redonda

 

Coronel Elias Miller da Silva – Diretor de Assuntos Legislativos da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME) e Coronel da Polícia Militar de São Paulo – Tema: Ciclo Completo e Aposentadoria Policial.

 

Subtenente Gonzaga – Deputado Federal e Subtenente da Polícia Militar de Minas Gerais – Tema: Ingresso Único e Atuação da Polícia Militar.

 

10:45 – 2ª Mesa Redonda

 

Representante da FGV – Tema: Panorama Geral da Segurança Pública Brasileira.

José Robalinho Cavalcanti – Procurador Regional da República e Presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República – Tema: O papel do Ministério Público na Investigação Criminal: Eixos de Modernização da Segurança Pública no Brasil.

 

14:00 – 3ª Mesa Redonda

 

Jason H. Smith – Adido de Segurança Regional da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília – Tema: Projeto de Polícia do Século XXI e Modelo de Polícia Norte-Americana.

 

Luis Flávio Sapori – Sociólogo, ex-secretário adjunto de Estado de Defesa Social e ex-secretário adjunto de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais – Tema: Soluções Para a Crise da Segurança Pública no País.

 

16:00 – 4ª Mesa Redonda

 

Armando Ferreira – Presidente do Sindicato Nacional da Polícia de Portugal – Tema: Modelo de Segurança Pública Portuguesa.

 

Oseias Francisco – Presidente da Conferência Nacional das Guardas Municipais – Tema: Papel da Guarda Municipal na Segurança Pública.


Fonte: Tribuna Hoje


    NOTÍCIAS

    Congresso debate novo modelo de investigação criminal

    Congresso sobre Segurança Pública em Vitória reúne mais de 100 participantes para debater soluções para sistema brasileiro.    Na última quinta-feira, 09 de novembro, autoridades e profissionais da área de segurança pública, acadêmicos e a sociedade civil como um todo se reuniram para debater as falhas e a falência do sistema de segurança pública brasileiro. O “1º Congresso sobr...

    Advogado defende fim de inquérito policial e do cargo de delegado

    Roberto Darós lança hoje livro em que propõe mudanças na estrutura das polícias   Agente da Polícia Federal com mais de 30 anos de carreira, o advogado Roberto Darós propõe mexer em toda a estrutura da segurança pública para diminuir os números da violência. A principal sugestão? Acabar com o inquérito policial e, por consequência, com o cargo de delegado.   “O modelo de inv...

    Segurança Pública

    Advogado criminalista lança livro convidando a sociedade para o novo pacto reformista da Segurança Pública   Advogado criminalista, professor e mestre Direito Processual Penal, Roberto Darós, convida para o 1° Congresso sobre Segurança Pública: O Novo Pacto Reformista da Sociedade Brasileira na Estruturação da Defesa Social. Na oportunidade, o livro de mesmo nome será lançado. O evento será no dia 09 de novem...

    Policial Federal lança livro sobre a segurança pública brasileira

    Classificado por juristas e especialistas em Segurança Pública como “inovador” e “primoroso trabalho sobre o tema”, o estudo científico desenvolvido pelo Agente de Polícia Federal e mestre em Direito Processual, Roberto Antônio Darós, já está à venda no site da editora Juruá.   O livro, intitulado Segurança Pública – O Novo Pacto Reformista da Sociedade Brasileira na Estrutura&...

    Sinpef-ES e Transparência Capixaba lotam sessão especial do filme sobre a Lava Jato

    O Sindicato dos Policiais Federais do Espírito Santo (Sinpef-ES) e a Transparência Capixaba realizaram na última segunda-feira, 11 de setembro, uma sessão de cinema especial para exibir o filme “Polícia Federal – A Lei é para Todos”, que conta a história dos bastidores da Lava Jato. Reunindo mais de 300 pessoas no Kinoplex do Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, o evento teve a presença de policiais federais, autoridades...

    MCEE se posiciona contra propostas de Reforma Política

    MCEE se posiciona contra propostas de Reforma Política apresentadas pelo Congresso Nacional   O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral no Espírito Santo (MCCE) divulga nota se posicionando contra as propostas de Reforma Política que vêm sendo conduzidas pelo Congresso Nacional. De acordo com a entidade, os deputados federais e senadores estão defendendo os interesses próprios em projetos que não espelham o anseio da ...

    Sinpef-ES passa a integrar organização internacional

    O presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Espírito Santo (Sinpef-ES) e Diretor Parlamentar da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcus Firme dos Reis, participou, nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27 de julho, da assembleia geral de 2017 da Organização Internacional de Policiais de Língua Portuguesa (OIP), vinculada à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento ocorreu na sede da CPLP, loc...

    Representantes do Sinpef-ES participaram do 11º Encontro do Fórum de Segurança Pública

    O presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Espírito Santo (Sinpef-ES), Marcus Firme dos Reis, e o vice-presidente, Hélio de Carvalho Freitas Filho, participaram do 11º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que ocorreu na última semana, em São Paulo. O evento teve como tema central “Reforma e Modernização das Instituições Policiais”, contando com a presença de pesquisadores, ...

    NOTA MCCE

    Sinpef-ES e demais entidades do MCEE se posicionam contra destinação de cerca de R$ 6 bilhões para Fundo Eleitoral   O Sindicato dos Policiais Federais do Espírito Santo (Sinpef-ES) e as demais entidades que integram o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral no Espírito Santo (MCCE) divulgaram nota se posicionando contra a possibilidade de destinação de cerca de R$ 6 bilhões para o Fundo Eleitoral do pleito de...

    Um novo modelo de Polícia para o Brasil

    Luís Boudens e Felipe Santa Cruz saem em defesa de um novo modelo de Polícia para o Brasil.   Em artigo publicado no dia 30 de junho deste ano na Folha de S. Paulo, o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens, e o mestre em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Rio), Felipe Santa Cruz, traçam o que seria, no entender dos dois ...

    Clique aqui para exibir mais notícias